inicial quem somos o que fazemos nossos clientes o que pensamos fale conosco  
               
 
 
  antropogogia
  Nossa razão de ser: desenvolver o potencial do ser humano integral
  o que pensamos

Ano novo, novas oportunidades

 
A transição para o ano novo é um período rico para comemorar os resultados do ano que findou, e planejar o ano que inicia. Nas empresas, inventários e balanços são realizados para analisar o que deu certo e onde há oportunidade de melhorar.
Nas nossas vidas também devemos fazer um balanço do período, analisar os resultados e, mais importante, implementar mudanças e melhorias.
Das indústrias japonesas, podemos aprender 2 métodos interessantes, o 5S e o kanban, que dependem apenas da vontade pessoal para sua aplicação.
O método 5S é assim chamado devido à primeira letra de 5 palavras japonesas
temas
  Feliz plAno novo
   
  Ano novo, novas oportunidades
   
  O mito do sucesso e o evangelho da vulnerabilidade
   
  Aprender, Apreender, Empreender.
   
  Que tipo de Carbono é você?
   
  7 pontos fortes e armadilhas do introvertido
   
  A Sucessão do CEO começa com o desenvolvimento de líderes
   
   
   
 

Denominação

Conceito

Objetivo pessoal

Português

Japonês

Utilização

Seiri

Separar o necessário do desnecessário

Descartar o que não tem sido usado e que não tem valor. Muitas vezes, acumulamos coisas e sentimentos que não agregam nada às nossas vidas

Arrumação

Seiton

Colocar cada coisa em seu devido lugar, conforme frequência de uso

Organizar o espaço disponível para acesso eficaz ao que será mais usado

Limpeza

Seisō

Limpar e cuidar do ambiente

Melhorar a qualidade de vida, com saúde e higiene

Normatização

Seiketsu

Criar normas e padrões

Regras claras para manter a arrumação e a limpeza do espaço e, principalmente, do corpo e da mente

Manutenção

Shitsuke

É mais fácil quando todos ajudam

Incentivar as pessoas com quem convivemos a nos ajudarem a manter a arrumação e a limpeza

Este método pode auxiliar em todas as áreas, enriquecendo nossa maneira de viver coletiva e individualmente. Possibilita melhores resultados e mais segurança nas nossas ações, aumentando a qualidade de vida:

  • menos perda de tempo procurando coisas, pois o necessário estará ao alcance;
  • menos desperdício, pois não haverá itens “perdidos” e sujeitos a degradação;
  • menor risco de acidentes por “tropeçar” em coisas esparramadas por todo lado.

Kanban significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. O método consiste no uso de cartões para “puxar” a movimentação de itens e disparar atividades ao longo do processo produtivo. De igual modo, nossos objetivos para o novo ano devem estar refletidos nas tarefas a realizar, que podemos organizar e acompanhar numa planilha: kanban.xlsx (clique aqui para download).
Comece listando na coluna “A PLANEJAR” tudo o que pretende ou tem que fazer.
Em seguida, transfira as atividades para a coluna “PRIORIDADES”, começando pelos itens com maior prioridade até os de menor prioridade.  O critério para priorizar é: “qual a importância deste item para eu realizar meu propósito de vida?”.  (Se você ainda não tem clareza quanto ao seu propósito de vida, veja sugestões no final deste texto).
De acordo com as prioridades e a sua capacidade de realizar, distribua as atividades nas colunas seguintes – “ESTE ANO”, “ESTE MÊS”, “ESTA SEMANA”, “AMANHÔ, “HOJE” –, sempre começando pelos itens com maior prioridade.
Na coluna “HOJE”, coloque apenas os itens mais importantes e mais urgentes. Não estabeleça objetivos acima de sua capacidade, pois só vai acumular frustrações. 
Ao dar início a uma atividade, transfira-a para a coluna “ESTOU FAZENDO”, ou para coluna “TERCEIRIZEI” se outra pessoa é quem vai fazer.  Evite manter muitos itens ativos nestas duas colunas para não perder o controle.  Se necessário, transfira o item para a coluna “PARADO”, enquanto analisa se deve esperar ou replanejar essa atividade.
Cada item que vai para a coluna “FEITO” ou para a coluna “DEU ERRADO” puxa a próxima atividade da fila.  Os itens que vão para a coluna “DEU ERRADO” devem ser analisados e, eventualmente, voltar para a coluna “A PLANEJAR”.
A qualquer momento, se surgir uma atividade não prevista, siga o mesmo procedimento.  Coloque-a na coluna “A PLANEJAR”, identifique a prioridade em relação às demais atividades planejadas e encaixe-a na devida coluna.  Cuidado com as “emergências”.  Nem sempre o que parece urgente é mais importante do que outras atividades já planejadas e priorizadas.
Diariamente, atualize a fila, comemore as realizações, e analise se houve atividades que “furaram a fila”.  Aprenda com o que “DEU ERRADO”: os insucessos são oportunidades de melhorar o processo para conseguir melhores resultados.
Lembre-se de que temos uma resistência natural às mudanças, com a impressão de que “não vale a pena tanto esforço”. Mas, se aplicarmos o 5S e o Kanban, conseguiremos uma vida com mais qualidade e, depois da planilha pronta, não será necessário muito tempo para monitorar as tarefas. Portanto, assuma os seguintes compromissos:

  • Faça uma experiência por 30 dias. Ao final desse período, avalie o resultado.
  • Comemore os sucessos obtidos. Quanto mais prazeroso, mais fácil será para que seu plano de mudanças siga em frente.
  • Acostume-se a pensar nos 5S em cada ação ou decisão de sua vida.
  • Incorpore esses conceitos ao seu processo mental.

Sobre o Propósito de vida
Propósito é a síntese da sua missão neste mundo ou de sua razão de viver – tem a ver com o porquê escolher cada objetivo.  Os objetivos que são alcançados sem estar alinhados a um propósito não trazem satisfação duradoura. Quando o que fazemos está vinculado a um propósito de vida, isso passa a ser fonte de alegria e realização verdadeira.
Para encontrar ou confirmar o seu propósito de vida, reflita sobre estas perguntas:

  • O que você gosta tanto de fazer que nem sente o tempo passar?
  • O que você faz o seu coração bater mais forte?
  • O que é tão importante que valeria a pena viver (e morrer) por esta causa?

Covey alerta contra uma vida centrada em fatores externos, sejam nobres ou não, tais como família, trabalho, prazer, dinheiro, igreja, amigos, inimigos. Ele recomenda equilibrar os aspectos de independência e interdependência com base em princípios universais , tais como justiça, integridade, dignidade, excelência, paciência, etc.
Warren afirma que tais princípios têm a ver com nossa natureza humana intrínseca. Para tanto, recomenda consultar o “manual do fabricante”, e cita Bertrand Russell (ateu):
A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido”.

Leituras adicionais sugeridas:
“Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey, Ed. FranklinCovey.
“Uma Vida com Propósitos”, Rick Warren. Ed. Vida
“Livres da Tirania da Urgência”, de Charles E. Hummel, Ed. Ultimato.

 
     


   
 
 
         
         
  Declaração de Privacidade Termos de Utilização ©2014 Antropogogia Todos os Direitos Reservados